sábado, 27 de outubro de 2007

Avaliação

Neste post irá sendo actualizada uma imagem com indicação das tarefas terminadas, a corrigir, ou simplesmente por iniciar.

Bom trabalho!

2º Semestre






1º Semestre

sábado, 20 de outubro de 2007

A Situação Social em Portugal, 1960-1999

A Situação Social em Portugal, 1960-1999, constitui a maior base de dados que retrata estaticamente o país.

Download da base dados em ficheiro .ZIP

Instala o software no teu computador, e não necessitarás de navegar entre as tabelas acessíveis na web. Também será mais fácil trabalhar os dados no Excel.

Tipos de gráficos

Análise e Interpretação dos resultados

A análise depende naturalmente dos dados, mas também é função dos instrumentos criados pelo estatístico, supostamente mais apropriados de acordo com a sua lógica. As lógicas de interpretação dos resultados, oferecem explicações prévias dos mesmos em função das representações sociais (*). A maior vantagem do sociólogo sobre o estatístico, é que o primeiro permanece sempre consciente das limitações da linguagem estatística.


(*) A realidade acessível aos agentes resulta tanto da própria realidade quando das representações sociais que têm da mesma. Estas podem ser definidas como modalidades de conhecimento prático, socialmente elaboradas e partilhadas. Constituem, simultaneamente, sistemas de interpretação e categorização do real e modelos ou guias de acção.


Apresenta um exemplo em que a divergência de resultados sobre o mesmo objecto coloque em causa a pretensa objectividade do trabalho estatístico.

Apresentação dos dados

Convém organizar os dados de maneira prática e racional, para um melhor entendimento do fenómeno que se pretende estudar.

Certamente. Mas os processos de classificação adoptados não são neutros, e os diferentes estatísticos têm entendimentos plurais dos fenómenos. Consideras a Estatística uma ciência ou uma técnica? Justifica.

Crítica dos dados

Uma vez recolhidos os dados, é necessário proceder-se à sua revisão crítica de modo a suprimir valores estranhos ou eliminar erros capazes de provocar futuros enganos de apresentação e análise.


Os valores estranhos podem derivar de erros na recolha ou da incompreensão do analista. Comenta a supressão dos valores estranhos.

Recolha de dados

Dados tão completos quanto possível / Dados pertinentes

Dados primários / Dados secundários

Fontes internas / Fontes externas

Periodicidade contínua / periódica / ocasional


Geralmente, o sociólogo recolhe os dados que desejaria? Refere-te a alguns obstáculos que se encontram na recolha de dados.

Etapas do método estatístico

1. Identificação do problema
2. Recolha de dados
3. Crítica dos dados
4. Apresentação dos dados
5. Análise e Interpretação


Dois estatísticos que sigam o mesmo método chegam necessariamente à mesma conclusão? Justifica.

Utilidade da Estatística

A descrição quantificada dos fenómenos foi particularmente utilizada em Economia, designadamente na área da Contabilidade Nacional. O crescimento económico dos dourados facilitou a transposição das ferramentas estatísticas para os mais variados domínios da vida social, mas vamos explorar um pouco mais o que se mede, e porque se mede em Economia.

Qualquer sistema de contas nacionais consiste num conjunto coerente, consistente e integrado de contas macro-económicas, nas folhas de balanço e nas tabelas baseadas num jogo de conceitos, de definições, de classificações e de regras internacionalmente acordadas. Fornece uma estrutura detalhada da contabilidade na qual os dados económicos podem ser compilados e apresentados num formato que seja projectado para finalidades de análise económica, exame das decisões e fundamentação da política económica. As contas fornecem um registo compreensivo e detalhado de actividades económicas complexas que ocorrem dentro de uma economia e das interacções entre os diferentes agentes económicos, e grupos dos agentes, que ocorra nos mercados ou noutro lado.


- O que é que a Contabilidade Nacional mede?
- Porque é que se mede a economia?


http://go.worldbank.org/291V3IAES1

Estatística Descritiva

Consiste na recolha, redução, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos através da criação de instrumentos adequados: quadros, gráficos e indicadores.


Observe que “Estatística” tem um significado diferente de “estatísticas”. Distingue-as.

Bibliografia

(*) MURTEIRA, Bento J. F. (1993), Análise Exploratória de Dados: Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill,.

(*) PEDROSA, António Carvalho, GAMA, Silvio Marques A, (2004), Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto, Porto Editora.

(**) REIS, Elizabeth, (1991), Estatística Descritiva, Lisboa, Edições Sílabo.

(*) SANTOS, Carla, (2007), Estatística Descritiva - Manual de Auto-aprendizagem, Lisboa, Edições Sílabo.






(**) Manual adoptado.

Programa

1º Semestre

1. Introdução
2. Apresentação dos Dados: Quadros e Gráficos
3. Distribuição de Frequências
4. Medidas de tendência central: média, mediana e moda




2º Semestre

1. Medidas de Estatística descritiva
2. Números Índices
3. Regressão Linear
4. Correlação Simples